Quem sou eu

Minha foto
Tenho 24 anos, casada, mãe de uma menina linda,sou evangélica da Igreja Batista Renovada em Saudade,professora da EBD para crianças de 0 a 3 anos, curso 4º periodo de pedagogia, gosto de tudo o que faço, e gosto de expor minhas experiencias, opiniões, ideias e neste espaço quero compartilhar tudo isso com vocês!!

sexta-feira, 4 de março de 2011

INCLUSÃO!!

Algumas pessoas sabem que estou cursando Pedagogia, então queria falar um pouco sobre essa tão falada inclusão dos portadores de necessidades especiais.

Segundo wikipédia Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educação, idade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos.

Mas será que realmente o mundo está preparado para esta inclusão, eu mesma te respondo NÃO!
Ainda mais quando se fala sobre educação inclusiva, isso não existe! e sabe porque nem a escola, nem os professores, nem a familia e nem o proprio deficiente estão preparados para esta inclusão.

Vou falar uma coisa que parece ser loucura, mas não é , eu conheço uma família que esconde uma pessoa que hoje deve ter uns 30 anos, quando  era menor algumas pessoas da familia  levavam a rua e tal, mas depois que um parente proximo veio a falecer nunca mais ninguem viu esta pessoa,  só fica dentro de casa, nem no portão da casa a pessoa aparece, a familia alega que ele tem medo de cachorro. Putz totalmente sem noção. Dá vontade de pegar esse pai e essa mãe e dar uma coça sabe. Meu Deus a pessoa vai viver uma vida fazendo nada, sendo que podia estar numa escola, ou fazendo algum tipo de exercicio fisico, mas não está enjaulado.

Eu fico indignada com tudo isso, mas voltando ao assunto da educação inclusiva, vamos pensar, esse aluno vai estar inserido na mesma classe que esses outros alunos, mas tudo dele terá que ser diferenciado, eu penso que cada aluno tem seu tempo de aprender, sua maneira e isso já o torna diferente e nem por isso existe um método diferenciado para ele, imagina um aluno que necessita de cuidados especiais. Sinceramente não dá.
Eu penso sim que eles devem ser inseridos, gradativamente de acordo com as possibilidades e não colocar ele no meio dos outros onde ali ele já se sente diferente, e deixar o aluno no canto desenhando ou fazendo sei lá o que ...

Aff chega que já me irritei muito falando sobre isso....

Um comentário:

  1. Muito bom seu texto e o seu ponto de vista foi muito pertinente.
    A questão da Educação Inclusiva é uma faca de dois gumes. Por um lado temos a necessidade não apenas de inserir o indivíduo com dificuldades e "diferenças" no meio "normal", mas também de estimular a convivÊncia saudável entre todas as partes, sobretudo, entre criaças tidas como "sãs" com portadores de deficiências, formando uma cultura de igualdade e respeito numa sociedade hipócrita e que despreza constantemente aqueles diferentes.
    Contudo, infelizmente a Educação no Brasil não é séria e há décadas os investimentos são baixíssimos, beirando o ridículo. Assim, temos salas de aulas caindo aos pedaços, escolas sem preparo físico para receberem indivíduos portadores de necessidades especiais (rampas, carteiras especiais, banheiros adaptados, livros em braile, etc.) e ainda, nossos mestres estão cada vez mais desmotivados.
    Talvez o primeiro passo deva ser dado pelos governantes, mas não podemos esperar por eles. Então todos na sociedade temos que aprender a conviver com essas diferenças, inclusive os Professores devem procurar estudar o assunto, conhecer a forma de melhor tratar esses indivíduos e, acima de tudo, estimular uma perfeita interação entre todos no meio escolar e social.
    Beijos!

    *****RONALD*****

    ResponderExcluir